Identidade

O material linguístico como fundamento

A escolha pelo nome do projeto não é nada arbitrária. "Sinal de Vida", além de seu significado individual, isto é, aquele que para cada pessoa pode remeter a algo bastante subjetivo e íntimo, é também um expressão em português frequentemente utilizada quando se quer saber sobre alguém que não aparece ou não é visto há um bom tempo. Então, pedimos que dê um "sinal de vida", para sabermos em quais condições a pessoa se encontra, se a pessoa está viva.

Esse projeto também traz um pouco dessa memória, porém, com um diferencial: não é um pedido de conforto ou notícias, mas sim, a afirmação da existência de uma comunidade que sempre esteve viva, e nunca deixou de lutar para dizer "estamos aqui, estamos vivos". É para esse sinal de vida que vamos olhar e abrir caminhos para a compreensão e a união na convivência. Além de, claro, serem os sinais as características que primeiras são vistas nas línguas sinalizadas.

Slogan: O silêncio de uma identidade viva

Como o projeto é voltado para a comunidade ouvinte, tendo por objetivo esclarecer conteúdos a respeito da comunidade surda e das línguas de sinais, o slogan busca trazer essas duas comunidades para perto em uma só leitura. "O silêncio" é, para nós, ouvintes, a ausência de som, à primeira vista. E portanto, parece que os surdos estão sempre em silêncio para nós. No entanto, a comunidade surda se revela através da sua identidade e cultura, realizando sua presença na sociedade por meio da língua de sinais. Se a fala se mostrava como único caminho de haver comunicação, as mãos apresentam uma outra modalidade, com o mesmo potencial linguístico.


A identidade visual

Já o logo revela uma simbologia que reflete a natureza, remontando, de forma estilística, as pétalas de uma flor. Uma delas contém um círculo interno que a difere das outras: essa é a comunidade surda, compondo a mesma flor, isto é, a mesma sociedade, mas sendo uma outra pétala, com suas próprias características, trazendo sua própria língua e sua cultura. Todas as pétalas são da mesma flor. Todos temos as mesmas raízes. Todos somos seres humanos. Temos muito mais coisas em comum do que imaginamos...


Azul: uma cor com história

Embora o azul seja uma cor recorrentemente associada à tranquilidade e à calma, nem sempre foi esse o significado que teve em certos acontecimentos históricos. Na II Guerra Mundial, os deficientes, de qualquer natureza, eram identificados por uma fita azul no braço e entre eles, estavam os surdos. Atualmente, essa cor não apenas relembra esse momento de opressão, mas o transcende representando o orgulho surdo. Como este projeto também participa da luta por emancipação da comunidade surda, nada mais ideal do que a cor azul, não é mesmo?


Sinal de Vida. 2016. Licenciado por Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora