Setembro Azul: um mês de lutas por direitos

26/09/2017

Já ouviu falar em Setembro Azul? Saiba tudo sobre isso aqui!

O que é?

É comum, em alguns meses, a criação de campanhas em favor de um causa associada a uma cor, como o outubro rosa, por exemplo, que é o mês da luta contra o câncer de mama. No caso do setembro azul, é o mês que faz referências a diversos acontecimentos importantíssimos para a história dos surdos, e é recheado de sentidos. É um mês muito rico em eventos no Brasil todo, em comemoração também às lutas da comunidade surda, seus avanços e conquistas. Foi instituído no ano de 2011, a fim de defender as escolas bilíngues para surdos e valorizar a cultura e identidade surdas.

Por que Setembro?

Esse mês foi escolhido devido a maioria desses acontecimentos terem ocorrido em setembro. Veja as datas que marcam esse mês:
06 a 07 de setembro de 1800 - Congresso de Milão, Itália (quando as línguas de sinais foram proibidas em vários países, e depois no Brasil)
10 de setembro - Dia Mundial das Línguas de Sinais
26 de setembro - Fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos)
26 de setembro - Dia Nacional do Surdo
30 de setembro - Dia Internacional do Surdo
30 de setembro - Dia do Profissional Tradutor

Por que a cor Azul?

III Setembro Azul, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2017.
III Setembro Azul, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2017.

Foi escolhida pelo Dr. Paddy Ladd, um professor e pesquisador surdo, no 13º Congresso Mundial de Surdos na Austrália. Além de representar o orgulho surdo, a cor azul também remonta a memória da II Guerra Mundial, quando os deficientes eram identificados por uma faixa azul no braço, e no meio desse grupo, estavam os surdos. Portanto, a cor azul também representa a opressão sofrida ao longo dos anos pela comunidade surda. 

O que acontece nesse mês?

Durante todo o mês de setembro, são realizados eventos, palestras, passeatas, festas, exposições, e diversos outros encontros por todo o Brasil, reunindo a comunidade surda e também a comunidade ouvinte. Além disso, é possível encontrar promoções de cursos de línguas de sinais, livros e outros produtos relacionados à libras e à surdez.

Qual a importância do Setembro Azul?

Todos os acontecimentos desse mês refletem em vários aspectos da vida dos surdos: desde o futuro da sua educação, da difusão da língua brasileira de sinais, até os direitos dos surdos e seu exercício. As reflexões feitas impulsionam o movimento da comunidade surda e suas reivindicações, além de mobilizá-los em busca de igualdade de atuação na sociedade em todas as esferas. É um mês muito significativo e marcante a cada ano que passa.

III Setembro Azul, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2017.
III Setembro Azul, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2017.

Sinal de Vida. 2016. Licenciado por Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora