Roda o VT!

Alcatel

Acessibilidade, inclusão e tecnologia

No dia 26 de setembro de 2017, em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, a Alcatel publicou esse vídeo a fim de divulgar a novidade dos seus smartphones: o aplicativo Giulia. Desenvolvido para os surdos, o aplicativo é uma plataforma de comunicação entre surdos e ouvintes.

Baseada na inteligência artificial, o Giulia funciona a partir de um bracelete que o usuário coloca no braço que converte os sinais em voz, convertendo também a voz em sinais através de um avatar na tela do celular da pessoa com o aplicativo. Foi por essa ferramenta que alguns jogadores do Corinthians traduziram os gritos da torcida para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e proporcionaram grandes emoções para os torcedores surdos mostrados no vídeo.

Além da tradução do português para libras e vice-versa, o aplicativo também conta com a funcionalidade de babá eletrônica, despertador, serviços de emergência, chat para sala de aula na comunicação entre alunos e professores, por exemplo, e ainda permite o usuário customizar os sinais de acordo com necessidade da empresa onde trabalha.

Mais do que uma inovação tecnológica, isso também ajuda no exercício do direito linguístico do surdo em usar sua própria língua onde for ou estiver, pois o aplicativo pode ser acionado em consultórios médicos, bancos, lojas, e em qualquer outro tipo de atendimento cotidiano.

No entanto, é importante também pensarmos que o uso desse aplicativo não anula a necessidade do aprendizado e expansão da libras, o lugar do intérprete/tradutor, nem tampouco resolve todos os desafios enfrentados pela comunidade surda.

Bem, podemos afirmar que a iniciativa dessa nova tecnologia é muito boa, porque, afinal, pode, sim, ajudar os surdos em situações cotidianas que requer esse tipo de ferramenta. Mas precisamos ter em mente que a tecnologia deve estar sempre a favor da sociedade, e a linha entre o benefício e o malefício, muitas vezes, é bastante tênue...

Que aproveitemos as inovações com sabedoria e discernimento.


Sinal de Vida. 2016. Licenciado por Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora