Roda o VT!

Hearing Hands

Um exemplo que ilustra o ideal

Dezembro de 2014. Istambul, Turquia. Um mês de preparo, treinamento em língua de sinais, várias câmeras espalhadas. Para Muhharrem, seria apenas mais um dia normal. Mas sua irmã sabia que não. Ao andar pela rua, Muharrem ficou surpreso ao perceber que as pessoas falavam com ele em língua (turca) de sinais. Até que ele chega ao local esperado.

Através de uma chamada de vídeo, uma moça explica sinalizando, que a Samsung queria preparar uma pequena surpresa para ele. E por desejar um mundo sem barreiras, a empresa criou um centro de vídeo-chamada para pessoas surdas na Turquia. Muharrem se emociona e é abraçado pela comunidade local, que se dedicou a estudar a língua de sinais e a participar do desafio da propaganda.

É um vídeo que mostra como é bom quando somos compreendidos, cuidados, acolhidos. Não é simplesmente uma vídeo-chamada instrucional, é também parte do que constitui a acessibilidade e o respeito ao direito linguístico dos surdos. É permitir que o surdo seja surdo e proporcionar caminhos para isso.

A emoção de Muharrem não foi só pela novidade do vídeo, mas foi também por ter se sentido reconhecido, visto e acolhido. Por ter se sentido como alguém pertencente àquele lugar. Afinal, a tecnologia deve estar sempre a favor da sociedade.

Espero que mais projetos como esse cresçam e se espalhem pelo mundo. Porém, mais do que isso eu espero que despertemos para o outro, e que percebamos que alcançá-lo é muito mais fácil do que imaginamos.

Que essa propaganda seja incentivo para a divulgação e o aprendizado das línguas de sinais. Mas lembre-se de que basta existir um surdo, para que esse aprendizado se faça necessário.


Sinal de Vida. 2016. Licenciado por Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora