Roda o VT!

Tamara

O sonho e o desafio de ser bailarina

Esse vídeo é uma lição de vida que, gentilmente, nos convida a rever as relações que estabelecemos entre tudo: desde a família até as nossas aptidões. Tamara é uma menina surda, mas se encanta com a caixinha de música que, quando programada, abre-se para uma estátua de bailarina que gira conforme a melodia.

Na companhia de seu ursinho de pelúcia, ela dança pelo quarto com sua saia de tule. A mãe vê a sombra da menina dançando e vai observá-la. Com um olhar de orgulho, à primeira vista, ela contempla sua filha em cada passo de ballet. Quando se dá conta de que a inspiração de Tamara é a bailarina da caixinha de música, seu olhar rapidamente se transforma em compaixão.

Tamara percebe que sua mãe tornou-se sua plateia e a abraça. Em língua americana de sinais (ASL), a mãe releva seu incentivo à menina orientando-a a dançar até as estrelas não brilharem mais. E Tamara a retribui dizendo que a ama. As duas começam a dançar encerrando esse curta com lições valiosas para a vida de qualquer pessoa.


Apoio e relacionamentos

A mãe de Tamara sabia das dificuldades que sua filha iria enfrentar para alcançar seu sonho. Seu olhar de compaixão revela não só esse entendimento bem como traz certa melancolia sobre tal realidade. No entanto, esse mesmo olhar enxergou o potencial e a paixão de Tamara pela dança. Mas e a surdez?

Vemos que o uso da língua de sinais já indica o conhecimento da mãe em relação ao mundo surdo. E é através disso que ela incentiva a menina a fazer o que gosta. Se tem uma palavra que descreve esse momento é "empatia". A mãe de Tamara soube lidar com o desafio da surdez e superou as barreiras da falta de comunicação, não só proporcionando o aprendizado da língua de sinais para sua filha, mas também ela mesma aprendendo a sinalizar.

Apesar do caráter ficcional, esse exemplo é muito mais real do que parece. O apoio da família e a saúde dos relacionamentos, sem dúvida, são fundamentais para o alcance de novas perspectivas na vida, trazendo benefícios na convivência e garantindo a identidade ao ser humano.

Tamara pode ser bailarina? Enquanto uns podem dizer que "não", podemos afirmar que "sim". Ela é quem dá o tom a cada movimento, a cada mudança de passo, a cada pausa. Música é essencialmente isso: sentir as vibrações e arrumá-las da melhor forma. Talvez isso seja a realização do que diz aquele ditado: dançar conforme a música...


Sinal de Vida. 2016. Licenciado por Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora